O jogo não começa com uma ideia. Começa com um clique.
Um dado, uma história: como começar uma cena
Tem gente que pensa que uma boa cena precisa de planejamento. Que é preciso imaginar tudo antes de agir. O cenário, o clima, os personagens envolvidos. Mas, na prática, o RPGG funciona de outro jeito.
Às vezes, a melhor cena começa com uma ação simples. Um desejo. Uma tentativa. E um dado.
Não espere a ideia perfeita
No RPGG, você não precisa saber como a cena vai terminar pra começar a jogá-la. Você só precisa ter um clique. Um impulso. Uma vontade de agir.
— “Quero tentar abrir aquela porta.”
— “Vou subir no telhado pra ver o que tem lá.”
— “Vou chamar aquele cavaleiro pra conversar.”
— “Vou subir no telhado pra ver o que tem lá.”
— “Vou chamar aquele cavaleiro pra conversar.”
É aí que o dado entra. A rolagem serve como ponto de partida. O que sair dali vai moldar o que acontece. O dado não fecha a cena. Ele abre a cena.
O dado é a faísca
Se o resultado for bom, talvez você consiga mais do que esperava.
Se for comum, pode surgir um obstáculo.
Se for ruim, pronto: você tem um novo problema pra resolver.
e a história continua.
Se for comum, pode surgir um obstáculo.
Se for ruim, pronto: você tem um novo problema pra resolver.
e a história continua.
É assim que surgem cenas inesperadas. Reações criativas. Momentos memoráveis. Tudo porque alguém teve uma ideia simples, rolou o dado... e deixou a história crescer a partir disso.
Não precisa ter tudo. Só precisa começar.
Uma boa cena não nasce pronta. Ela se constrói jogando.
Então, da próxima vez que seu personagem estiver parado, sem saber o que fazer, tenta uma ação pequena. Uma pergunta. Uma aproximação. E joga o dado.
A história vai te mostrar o resto.