Guarde pontos para descobrir durante a aventura.
Não preencha tudo de uma vez
Quando você cria um personagem no RPGG, pode surgir aquela vontade de preencher tudo de uma vez. A ficha tá ali, cheia de espaços em branco, e parece que o certo é sair marcando tudo com as melhores opções.
Mas a verdade é que deixar espaços em branco pode ser uma das decisões mais inteligentes e divertidas que você vai tomar.
No RPGG, seu personagem não deve precisa começar pronto. Ele pode se descobrir durante o jogo. Guardar pontos de habilidade é como deixar janelas abertas na ficha. Janelas que você pode preencher com momentos incríveis, falas marcantes, decisões ousadas... ou até com fracassos inesperados que revelam algo novo sobre ele.
Imagine um personagem que nunca treinou arco e flecha, mas que, em meio ao caos, acerta um disparo difícil no primeiro teste. Ele não tem a habilidade marcada. Foi apenas uma tentativa. Um momento de sorte. Uma jogada que faz a mesa inteira vibrar. No RPGG, chamamos isso de sorte de principiante. Aquele momento em que o personagem tenta algo que nunca fez e dá certo (ou não).
Se quiser, você pode transformar isso em uma nova habilidade e marcar o ponto. Isso é crescimento orgânico. É deixar que a história influencie o personagem tanto quanto ele influencia a história.
Guardar pontos também ajuda a não engessar o personagem. Às vezes, o que parecia uma boa ideia na criação acaba não funcionando tão bem na prática. Ao segurar um pouco, você se dá liberdade pra sentir o jogo, entender o grupo e só então decidir em que direção quer crescer.
A ficha é só o começo. O personagem de verdade aparece na aventura.