Talvez o final não seja uma vitória. E tudo bem.
Jogar RPG é sempre sobre vencer?
A ideia de vitória faz parte de quase todo jogo. Derrotar o chefe final, conquistar o objetivo, sair com o maior número de pontos. Mas no RPGG, a proposta é outra: aqui, você não está jogando pra vencer. Você está jogando pra viver uma história.
E nem toda boa história termina com um final feliz.
Às vezes, o grupo falha na missão, mas se reconcilia no processo. Às vezes, o vilão escapa, mas um personagem encontra redenção. Às vezes, o que parecia uma derrota vira o começo de algo maior.
No RPGG, a cena final não precisa ser uma consagração. Pode ser um silêncio. Uma perda. Um adeus. Ou só um momento de mudança. E tudo bem. Porque o que fica não é o troféu. É a lembrança.
Se tudo der certo o tempo todo, a história perde profundidade. Mas se os personagens se arriscam, erram, caem e continuam... então você tem algo memorável.
RPG é sobre experiências. E algumas das mais marcantes não vêm da vitória, mas da coragem de continuar mesmo quando ela não vem.