Em um dia quente, você busca um lugar para tomar um sorvete. Encontra uma sorveteria que vende apenas um sabor. A escolha é fácil, pegar ou não pegar.
Agora imagine a mesma situação com uma sorveteria que vende 50 tipos de sorvete, e você só pode escolher um. É uma escolha muito difícil, já que vai ter que deixar 49 sabores de lado.
E se escolher um sabor que não goste?
As Três Cores do RPGG – Como Funcionam?
Ter várias opções pode causar indecisão na hora de escolher. No RPGG, o jogador é livre para combinar características muito diferentes, mas dificilmente vai conseguir ter todas. Isso pode fazer com que ele demore horas, dias, ou até semanas, para se decidir. Mesmo assim, sem garantia de que vai gostar das escolhas que fizer.
Para resolver este problema, o sistema divide as escolhas em 3 grupos, cada um é representado por uma cor diferente. O grupo vermelho (VM) representa o físico e a resistência. O grupo verde (VD) representa a precisão e a atenção aos detalhes. O grupo azul (AZ) representa a capacidade mental e social.
Essas cores são utilizadas para dar aos jogadores opções intuitivas, mostrar onde podem focar seus personagens mantendo a sinergia das escolhas.
Se a ideia é criar um personagem que resolva as coisas com uma boa conversa, o grupo azul é para você. Se preferir ser mais discreto, então pegue algumas opções do grupo verde. Agora, se quiser partir para a briga, o vermelho vai te atender bem.
Não precisa escolher apenas um grupo. É recomendado, que se tenha um equilíbrio de cores, garantindo assim que o personagem está preparado para várias situações diferentes. Combine-as da forma que preferir.
Essa mecânica faz com que seja possível ter uma noção do que uma característica faz somente sabendo qual sua cor. Mesmo se estiver jogando pela primeira vez, conseguirá combinar bem as escolhas e montar um personagem que funcione.